A MEDITAÇÃO pode ser definida como: um estado vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos; uma prática de focar a mente e um único objeto ou na própria respiração; uma maior abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto; uma análise racional de ensinamentos religiosos etc. Há dados históricos comprovando que a meditação é tão antiga quanto a humanidade. A meditação se encontra no meio de dois polos: a contemplação e a concentração. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, ela se desenvolveu em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes. Floresceu no Egito (o mais antigo relato), Índia, entre o povo Maia, etc. É comumente conhecida e associada a religiões orientais.Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não necessariamente religioso.

SUAS  PRÁTICAS

É possível obter total descanso numa posição sentada e por conseguinte atingir maior profundidade na meditação, assim, dissolver preocupações e problemas que bloqueiam sua mente. Uma posição possível é a posição de lótus completo, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda. Outros podem sentar em meio lótus, o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda.

Há pessoas que não conseguem sentar em nenhuma dessas posições e por isso podem sentar a maneira japonesa, ou seja, com os joelhos dobrados e o tronco apoiado sobre ambas as pernas. Pondo alguma espécie de acolchoado sob os pés, a pessoa pode facilmente permanecer nessa posição por 1 hora ou 1 hora e meia.

 

Instruções:

Mantenha as costas eretas. O pescoço e a cabeça devem ficar em alinhamento com a coluna. A postura deve ser reta mas não rígida. Mantenha os olhos semi-abertos, focalizados a uns dois metros à sua frente. Mantenha leve sorriso. Siga sua respiração e relaxe todos os músculos. Concentre-se em manter sua coluna ereta e em seguir sua respiração. Esqueça de todo o resto, tudo que há em volta. Abandone-se inteiramente. Se quiser relaxar os músculos de seu rosto, contraídos pelas preocupações, medo e tristeza, deixe um leve sorriso aflorar em sua face. Quando o leve sorriso surge, todos os músculos faciais começam a relaxar. Quanto mais tempo o leve sorriso for mantido, melhor.

DIVULGADA HOJE EM DIA

      As técnicas de meditação são praticadas há milhares de anos. Inicialmente, o seu objetivo era ajudar as pessoas a aprofundar o seu conhecimento sobre as “forças sagradas e místicas” da vida. Ainda, para muita gente, a meditação continua sendo uma prática espiritual e religiosa. As variações da prática de meditação estão presentes em todas as religiões do mundo. Mas, felizmente, para um crescente número de pessoas a meditação serve para “limpar” a mente e focar a atenção apenas no momento.

Um dos maiores centros Budistas do mundo, senão o maior, o Kadampa, pratica além de várias atividades espirituais (yoga, mantra, etc) a meditação. Arte milenar essa, muito valozirada até os dias atuais. Este centro, especificamente, está localizado em São Paulo/BR, entre diversos cantos do mundo, principalmente na parte oriental do planeta. É importante ressaltar também, que a meditação não só é uma prática que busca uma melhor auto-estima e um bem-estar do indivíduo, como é passada de geração em geração há milhares de anos. Tradição esta que não só pode como deve ser seguida, explorada e super valorizada.

CONCLUSÃO

A partir do trabalho acima apresentado, posso concluir que meditação, na minha opinião, não serve apenas para limpar a mente do indivíduo que pratica esse exercício, como também para limpar sua alma. É um ensino além de mental, disciplinar, pois exige uma certa concentração da mente e do corpo, sempre ereto. Na posição de lótus (completo ou meio), em praias, jardins, campos, bancos, sofás, cadeiras, chão, pode-se relaxar mentalmente até chegar num nível de concentração tal, que todos os seus músculos estão relaxados e sua mente focada no momento, no presente. Sensação única, prazerosa. Fiz e recomendo a todos aqueles que buscam uma plena paz interior. Meditação, posso resumir em poucas palavras, que é a arte mental da respiração. Medite, voe mais alto.

BIBLIOGRAFIA

Sites pesquisados:

http://autoestimaebemestar.blogspot.com/2009/11/meditacao-e-saude.html

(às 20:32 do dia 23/06)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Medita%C3%A7%C3%A3o

(às 20:16 do dia 23/06)

http://www.divinaciencia.com/licao.php?cmd=1&id=14

(às 20:21 do dia 23/06)

Sites consultados:

http://www.meditacaonaeducacao.com.br/

(às 20:15 do dia 23/06)