Colégio Pedro II Humaitá II
Educação Física
Ana Flávia Corrêa, nº4
Turma: 1201

PROBLEMAS QUE PODEM SER CORRIGIDOS COM A MEDITAÇÃO

Introdução

Meditar para uma criança e para o adolescente é natural e fácil, pois eles passam facilmente das ondas de freqüências cerebrais beta (estado de vigília e raciocínio formal), para as ondas alfa (estado de percepção interior, de percepção de imagens), sem bloqueios, sem a critica do lado racional que tanto dificulta ao adulto o estado de relaxamento mental.

Problemas que podem ser corrigidos pela meditação

Os jovens de hoje começam a beber bebidas alcoólicas bem mais cedo. Sabemos que as pessoas bebem, em parte, para aliviar o estresse. O estresse não apenas coloca os jovens numa crescente vulnerabilidade para abusar das drogas ou álcool, mas os hormônios do estresse parecem interagir com o álcool e drogas tornando-os mais eficazes e prazerosos. É por isso que a técnica da Meditação Transcendental (que envolve o uso mental de sons específicos) é extremamente eficaz em ajudar a prevenir e a tratar comportamentos viciados.

Outro problema de saúde bem comum entre crianças e adolescentes é a ansiedade. Na verdade, há muitas crianças com distúrbios de ansiedade que não são diagnosticadas, pois as pessoas não levam a ansiedade das crianças muito a sério, o que deviam fazer, pois a ansiedade é a porta para outros problemas de saúde mental, no sentido de que se você olha para adultos deprimidos, quase todos têm histórias de ansiedade na infância.
Um dos maiores especialistas em estresse no mundo pensa que a depressão é o resultado de uma resposta de estresse desgastada.
Uma das formas mais bem documentadas para lidar com a ansiedade em crianças é ensiná-las a se relaxar profundamente. É aí que a meditação se torna uma prática muito importante.

Meditação nas salas de aula

O crescimento do nível de estresse nas salas de aula reflete problemas generalizados na educação, incluindo notas baixas, ansiedade, depressão, violência escolar e desistência dos professores. Para tentar controlar esses problemas, muitas escolas estão estabelecendo um período de “Tempo de Silêncio” no início e no fim de cada dia escolar – duas sessões de 10 a 15 minutos quando os estudantes se sentam silenciosamente para repousar e/ou ler silenciosamente.
A Secretaria estadual de Educação do estado do Rio de Janeiro pretendia incluir a meditação na grade curricular das escolas da rede pública no ano de 2009. O projeto em estudo seria uma parceria com a fundação mantida pelo cineasta americano David Lynch, que, em agosto daquele ano, em sua passagem pelo Brasil, mostrou interesse em levar a meditação para todas as escolas brasileiras e em implantar uma universidade de meditação no país. Segundo ele, isso “acabaria com o estresse entre os jovens e livraria o país da violência”.

Conclusão

A prática da meditação não só trata de problemas comuns na sociedade atual como vícios e transtornos de ansiedade precoce, mas também pode ajudar no desempenho em sala de aula e até mesmo diminuir a violência entre os jovens.
A meditação pode ser praticada por diversos motivos, como simples relaxamento, até a busca por cura de distúrbios. Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, auto-disciplina e serenidade.

Bibliografia

http://www.irradiandoluz.com.br/2008/12/rj-quer-incluir-meditacao-nas-escolas.html
http://www.meditacaotranscendental.com.br/beneficios-escola/
http://www.meditacaotranscendental.com.br/abuso-de-substancias-adolescente/#q03
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medita%C3%A7%C3%A3o
http://www.meditacaotranscendental.com.br/beneficios-infancia-adolescencia-desordens/