SALA DE AULA DA VIDEO AULA 1 e 2 Tarefa 1. Comentário sobre o que mais chamou a atenção no vídeo 1

Esta conversa contém respostas, possui 3 pessoas e foi atualizada pela última vez por Lu Fernandes Lu Fernandes 6 meses, 4 semanas atrás.

  • Autor
    Posts
  • #2105
    Sylvia
    Sylvia
    Participante

    Todo o vídeo 1 é bastante interessante e instigante.
    Destaco a referência a Jaques Delors, quando fala da necessidade de dar valor à dimensão ética e cultural da educação, fornecendo meios de compreensão do outro em sua especificidade, antes sendo necessário porém, compreender-se a si próprio em uma viagem interior guiada pelo conhecimento, meditação e autocrítica.
    Penso que esse caminho para dentro voltando o olhar para si mesmo, para as nossas próprias necessidades, sentimentos, possibilidades, para as nossas características pessoais com potencialidades e limitações sendo reconhecidas sem pudores e sem julgamentos rígidos podem nos conduzir a uma maior autoaceitação e nos apontar meios naturais de superação do que não nos faz felizes. Penso também que esse caminho favorece a compreensão do outro que, humano como nós, também vivencia conflitos e age como pode, com os recursos que possui. Sendo assim, a cooperação ganha espaço em detrimento da competição cega, o perdão cede lugar aos julgamentos, o individual pode ser visto como efetivo construtor da realidade do coletivo, incitando o respeito, a alteridade, a compaixão, o amor…
    Nesse contexto, o conhecimento, a meditação e a autocrítica, desenvolvidos a partir de ações educacionais, representam um recurso transformador do cotidiano escolar em seus diversos aspectos e, mais que isso, um recurso transformador da nossa sociedade que pode prescindir aos poucos do imediatismo, do materialismo, do extremo valor às aparências externas, para resgatar seus próprios valores internos, o reconhecimento de sua própria essência, a construção de relações afetivas genuínas.

  • #2107
    Claudiah
    Claudiah
    Mestre

    Perfeito! Que bom que você está aqui, Sylvia!!

  • #2113
    Sylvia
    Sylvia
    Participante

    Que bom, Claudia! Que bom!
    Relendo o comentário acima, verifiquei que deveria ter sido escrito os julgamentos cedem lugar ao perdão e não o inverso.

    • Esta resposta foi modificada 7 meses atrás por Sylvia Sylvia.
    • Esta resposta foi modificada 7 meses atrás por Sylvia Sylvia.
  • #2127
    Claudiah
    Claudiah
    Mestre

    Isso!

  • #2152
    Lu Fernandes
    Lu Fernandes
    Participante

    Boa tarde a todxs!
    Me chamou atenção no vídeo este movimento que vem ganhando força, em diferentes frentes de atuação, sobre a necessidade de investirmos em olhares, saberes e práticas que considere a integralidade dos seres, dos acontecimentos, da vida, sendo a iniciativa deste trabalho um bom exemplo disso.

Você deve fazer login para responder a esta conversa.