Tipos de Relaxamento

A meditação costuma ser definida como um estado em que a mente está vazia e sem pensamentos; uma prática de focar a mente em um único objeto; uma abertura mental para o divino e etc.

Dizem que ela é tão antiga quanto a civilização. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes.

 

Geralmente, a meditação é feita logo ao amanhecer, ou ao crepúsculo. As mentes humanas geralmente estão em constante pensamento, mas é possível relaxá-la e observar um silencio mental em que o presente consegue ser vivido. No inicio, o tempo de meditação normal é de aproximadamente 30 minutos, mas conforme vamos praticando, podemos meditar por horas, dias ou, em casos extremamente excepcionais, meses, como é o caso de Palden Dorje, um jovem budista que consegue meditar durante meses seguidos sem, aparentemente, consumir alimentos ou água.

Às vezes, vemos que algumas pessoas dormem quando tentam meditar. Com certeza, nas primeiras vezes que tentamos relaxar na meditação, temos chances de adormecer. Um dos motivos é que vivemos em um mundo muito agitado e, para a maioria das pessoas, a única forma de relaxar é dormir. Mas então, quando elas vão tentar meditar, o corpo já está em um modo automático: relaxa, dorme. Mas meditar não é nem de longe, dormir.

Meditar é encontrar um estado de consciência entre “este mundo e outro”. É conseguir estar acordado e relaxado, tendo plena consciência de o que está ao seu redor, ao mesmo tempo em que não está com a sua atenção voltada para isso. No inicio, isso é muito difícil, mas com o tempo, poderemos dominar a técnica meditativa e teremos uma grande arma anti-stress. Quando estamos meditando, temos necessariamente que estar relaxados, mas quando dormimos, não. Quantas vezes nós temos um problema que parece tão grave que não nos deixa dormir? Então, na manhã seguinte, acordamos exaustos e estressados e o problema parece bem maior. Se tivéssemos conseguido dormir bem, teríamos acordado bem dispostos e mais aptos a resolver o problema.

Mas como podemos fazer para não cair na armadilha da preocupação e conseguir relaxar? Podemos simplesmente definir um horário para ir dormir todos os dias e quando esse tempo chegar, esquecer todos os problemas, para que no dia seguinte, tenhamos uma boa solução para eles. Além disso, podemos tomar um banho relaxante, utilizar técnicas de respiração ou até mesmo meditar. Com a meditação, poderíamos relaxar e quando terminarmos, estaremos bem o suficiente para termos uma ótima noite de sono.

http://www.portalcmc.com.br/equi_26.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Medita%C3%A7%C3%A3o

http://www.apanat.org.br/noticias/artigos/dicas-para-um-sono-relaxante/3%A7%C3%A3o

http://www.apanat.org.br/noticias/artigos/dicas-para-um-sono-relaxante/

 
Colégio Pedro II
 
Nº: 14   Turma: 1105 
 
Unidade Escolar Humaitá II 
 
Aluna: Hélida Cristina R. S. Soares  
 
Meditação de sexta-feira, 13:00h, 2011
 
Professora: Claudia de Luca