livro

Após a mudança da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para  a atual (LDB 9.393/96), o Colégio Pedro II recebe a exigência do MEC da produção de um novo projeto político pedagógico. A partir desse projeto, o desenvolvimento de competências nos alunos torna-se meta do processo educativo escolar. É nesse momento que vimos surgir experiências inter, trans e multidisciplinares. Em particular, a professora de Educação Fìsica  do Campus Humaitá II desse Colégio, destaca de suas observações a ausência de uma educação emocional como o maior obstáculo ao desenvolvimento de competências em seus alunos. Instaura uma pesquisa-ação levada a cabo na busca da solução desse problema e vê surgir, durante a realização dessa pesquisa, a prática laica da meditação com resultados surpreendentes descritos nesta obra.

A pesquisa está fundamentado na abordagem e preocupação com práticas escolares que aperfeiçoem a habilidade do aluno em regular suas emoções. O cuidado com o desenvolvimento emocional é necessário para o crescimento cognitivo e intelectual, em face de um comportamento equilibrado, para instauração de relações harmoniosas no exercício pleno da cidadania do discente.
Esta obra investiga a eficácia e aponta os surpreendentes benefícios da prática da técnica da meditação laica no contexto do currículo escolar como capaz de habilitar o aluno do Ensino Médio a lidar com tais emoções. Mais detalhes sobre essa técnica aqui.

Cláudia Maria de Luca, é professora, psicóloga e Mestre em Ciências da Educação. Pesquisou na Inglaterra e no Paraguai. É especialista em Psicoterapia Breve Focal, Hipnose Clínica e Problemas do Desempenho Escolar. Teve um programa na Tv Alphaville em São Paulo, voltado para o auto-conhecimento. Sua pesquisa se fundamenta nas últimas descobertas da neurociência e do Projeto Genoma. Desenvolveu uma técnica que chamou de Meditação Laica Educacional que reúne seus conhecimentos teóricos e práticos de três linhas de pesquisa:  a pedagogia, a psicologia e a neurociência. Atualmente está introduzindo a prática da Meditação Laica na Educação através da formação de novos professores e contribuindo para a mudança do paradigma biopsicossocial para a percepção do ser humano como um ser biopsicossocial e espiritual fora do conceito de crença e religião.

Para a professora, o desenvolvimento dessa técnica preencheu um antiga angústia causada por um senso de missão não revelada. O impacto da clareza do seu compromisso em levar essa técnica ao maior número de salas de aula do Brasil e do mundo levou-a adotar um novo nome. A partir do lançamento desse livro a autora adotou o nome Claudiah Rato.

Nesta página encontram-se as fotos e os vídeos da palestra que realizou na ocasião do lançamento deste livro, na livraria da Travessa do Shopping Leblon, quando contou com a presença e testemunho de alunos sobre os benefícios da prática da meditação laica dentro de sua rotina escolar.

“Esses vídeos datam de um momento em que tudo o que acontece hoje era apenas uma intenção de realização somada à minha convicção de que levar esse projeto adiante era tudo o que eu tinha que fazer nesta vida. Hoje são mais de 300 professores formados e quando começo a perceber que já não depende só de mim que crianças possam meditar e se educar emocionalmente de forma laica e respeitosa a suas singularidades, dentro da escola como parte de sua educação pública,  eu sinto que meu propósito de vida está sendo atingido!”
Claudiah Rato