Para profissionais da educação

De acordo com as últimas descobertas da neurociência, sabemos que as experiências carregadas de emoção serão gravadas pelo cérebro gerando, assim, comportamentos. Para as escolas torna-se então, fundamental o desenvolvimento da inteligência emocional dos alunos sob o risco de comprometermos o bom desempenho escolar mesmo diante de um bom preparo intelectual.

Apesar de a meditação estar associada a algumas práticas religiosas e/ou filosofias orientais ela não pode ser considerada propriedade de nenhuma delas. Como garantia de preservação da técnica descomprometida com esta ou aquela linha cultural, pensamento filosófico ou prática religiosa, assumimos o conceito de prática laica.

Esta prática aplicada no Colégio Pedro II levou o aluno a obter um maior controle emocional levando-o ao aumento da tolerância em suas relações sociais, a melhora no desempenho escolar (maior tranquilidade para realizar as provas) e o aumento no controle do estresse dentro do contexto do Ensino Médio, contribuindo para que a escola seja um lugar efetivo de formação de valores para além da aquisição de conhecimento.

 Benefícios atingidos pelos alunos praticantes durante um ano letivo,  em uma aula semanal curricular dentro da disciplina de Educação Física, comprovados em pesquisa científica a ser apresentada durante as Oficinas.

  • Aumento do aproveitamento escolar 

 

    • Maior concentração nas aulas
    • Mais tranquilidade na hora das provas
    • Maior controle do estresse nos praticantes.

 

  • Desenvolvimento de atitudes mais tolerantes.
  • Comportamento mais equilibrado dentro e fora da escola.
  • Melhora do desempenho acadêmico através da melhora da concentração.
  • Desenvolvimento de uma cultura pessoal de valores fundamental na construção de uma sociedade pacífica capaz de superar os obstáculos produzidos por visões unidimensionais.

Público Alvo

Profissionais da educação.

Objetivo Geral

Qualificar profissionais da educação, principalmente professores de Educação Física, para o ensino da prática da Meditação Laica Educacional inserida dentro do contexto escolar como prática dirigida à Educação Emocional.

Objetivos específicos

  1. Meditação Laica Educacional Básica – Módulo I- qualificar profissionais da educação para oferecer uma prática diária e concentrada de exercícios de concentração da atenção e autoconhecimento. Essa técnica tem a duração de cinco a dez minutos e permite que qualquer professor aplique no início de sua aula de qualquer matéria.
  2. Meditação Laica Educacional – Módulo II- qualificar profissionais da educação para oferecer aulas semanais de meditação educacional com duração de pelo menos 40 minutos incluíndo o tempo da chamada, organização da turma, regência, prática, internalização da prática e volta à rotina.
  3. Meditação Educacional Ampla – Módulo III – aprofundar o conhecimento teórico e a prática por parte dos profissionais da educação das técnicas de meditação e seus efeitos em ondas cerebrais nos diferentes níveis de concentração da atenção, de higiene mental como também da diversidade cultural dessa prática ampliando as possibilidades de planejamento de aulas de Meditação Laica Educacional.

Todos os participantes vivenciam e experimentam os benefícios da prática da meditação laica educacional respeitando sua subjetividade.

Ao longo dos módulos todos conhecem teoricamente a dinâmica emocional e cerebral envolvida na prática da meditação laica educacional e têm instruções didáticas de como reger uma turma escolar com tal prática.


Claudiah Rato
Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos – UFRJ
Psicologia – PUC – RJ.
Mestre em Ciências da Educação
www.meditacaonaeducacao.com.br
www.claudiadeluca.multiply.com
 
 
 
 
Claudiah é professora com 26 anos de magistério, psicóloga e Mestre em Ciências da Educação. Estudou aqui e na Inglaterra. É especialista em Psicoterapia Breve Focal, Hipnose Clínica e Problemas no Desempenho Escolar. Teve um programa na TV Alphaville, São Paulo, voltado para o autoconhecimento. Sua técnica se fundamenta nas últimas descobertas da neurociência e do Projeto Genoma conforme descrito em seu livro “Meditação Laica Educacional por uma Educação Emocional”. Desde 2006, está introduzindo a prática da Meditação Laica na Educação contribuindo para o melhor desempenho dos alunos nas provas escolares,  mais tolerância nas relações interpessoais e maior autoconhecimento. Possui 26 anos de pesquisa e prática. 

 Contato: claudiahrato@meditacaonaeducacao.com.br