Plano de aula da Prof Ana Luiz Antunes capacitada em Med Laica em Junho de 2013

Plano de aula – dia 2/07/2013

 Professora: Ana Luísa Antunes

Perfil da turma: 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental composta por 31 alunos, com idades entre 6 e 8 anos, em uma escola de turno único/integral.

Justificativa: A referida aula visa por em prática os conhecimentos adquiridos na oficina “Meditação Laica Educacional” buscando relacioná-lo a prática pedagógica. Neste caso, focalizo a relação entre a prática de meditação e a concentração e sensibilidade dos alunos no aguçar criativo para a realização de produções textuais.

Objetivos:

– Relaxar o corpo e a mente através da técnica de meditação laica educacional– ênfase criativa;

– Ler e compreender o texto proposto;

– Compreender e produzir em texto e imagens/desenhos a proposta textual.

Recursos materiais:

– Colchonetes – disponíveis na sala de aula;

– Livro “Mas que bandeira!”;

– Folhas de papel ofício;

– Kit de artes básico (giz de cera, lápis de cor, canetinhas);

Atividades:

1ª etapa: Após o almoço os alunos são convidados a participar da meditação laica educacional guiada pela professora que orienta os alunos em uma viagem criativa pela imaginação. Contextualilzando a técnica aprendida: Inicialmente o escaneamento do corpo desligando-se dos sons ao redor; guiar a respiração lenta e tranquila; convidar o aluno a imaginar lugares bonitos e agradáveis por meio de alguns elementos naturais – sentir o vento, a terra, o sol – incentivando o aluno a criar o prazer de  imaginar e sentir; regressando ao ponto de partida da viagem, pedir aos alunos que respire lentamente e realizando o escaneamento do corpo pedir que os alunos regressem aos seus lugares;

2ª etapa: Pedir para um aluno ler a história “Mas que bandeira!”;

3ª etapa: Conversa. Retomar a história contada pelo aluno retomando alguns aspectos relevantes para uma compreensão e interpretação mais atenta abordando figuras de linguagem e vocabulário desconhecido pelos alunos;

4ª etapa: Pedir para que os alunos produzam uma história e ilustrem usando o mesmo recurso textual utilizado no texto do livro. Escolha de uma palavra que tenha vários significados na nossa língua para fazer perguntas como no texto dando pistas sobre o que falamos até chegarmos a palavra e o significado correspondente escolhido.

 

Comentários:

Os alunos participaram ativamente das atividades.

Embora já tenha feito as atividades de meditação laica  em alguns dias da semana após o almoço para contrabalançar a agitação e grande quantidade de atividades extras, até então não havia  utilizado como estratégia para uma atividade mais criativa dos alunos de modo a perceber seus efeitos no desempenho escolar.

A prática dessa nova estratégia pedagógica, que contou com a participação de 28 alunos, revelou-se bastante proveitosa para todo o grupo visto que, após a meditação laica educacional os alunos mais “bagunceiros” não tiveram espaço para “aprontar” diante da serenidade dos colegas. Assim, pude notar um trabalho bastante significativo em termos da compreensão da proposta e empenho na realização da tarefa que exigia bastante concentração dos alunos.