O QUE É MEDITAÇÃO LAICA?

Meditação Laica Educacional® é uma técnica criada para funcionar como estratégia didático-pedagógica dirigida à Educação Emocional. Seus resultados desde as primeiras aplicações têm sido surpreendentes e revolucionários porque mesmo professores que nunca tiveram nenhuma prática meditativa são capazes de aplicar a técnica em 12 minutos de uma aula de qualquer disciplina ou nível escolar. Seu procedimento inclui a condução didática que permite que o professor a aplique em sala de aula com resultados que ultrapassam as expectativas. O curso de Formação Continuada em Meditação Laica Educacional® é realizado sob demanda ou uma vez por ano. Desenvolve a inteligência emocional. Seus benefícios são muitos e atravessam a complexidade psicológica que geram vários problemas emocionais em crianças e jovens na sua construção como cidadão, podendo evitá-los. Preenche uma lacuna na Educação já denunciada por filósofos como Edgar Morin e a Comissão Internacional para uma Educação do século XXI para a UNESCO.

Não é fácil adolescer!

"Nossos alunos vivem a efervescência da construção de sua personalidade durante a adolescência, ou seja, nos bancos escolares. Durante esse período, é psicologicamente natural e saudável que ele busque a aprovação como validação da personalidade que está desabrochando em um tentativa de diferenciar-se! Se somente o ambiente externo, visível e mensurável fosse suficiente para dar conta da construção das atitudes pessoais desse jovem, o sistema de aprovação e reprovação destas seria também suficiente para que a escola cumprisse seu papel na formação de um cidadão equilibrado e consequentemente uma sociedade pacífica e justa. No entanto, há algo interno àquele aluno que ele não abre mão por mais que seja reprovado pelo ambiente escolar. Ao contrário, ele se encaminha para o ambiente que o aprove, ou para outros mecanismos de fuga tais como, o amortecimento das drogas que o denunciarão refém de um conflito que ele não aprendeu a lidar." (Rato, 2011)

A prática da Meditação Laica atua no aluno e no professor também. Estabelece uma nova plataforma afetiva para o convívio no ambiente da sala de aula e que vem melhorando o desempenho escolar. Segundo as últimas descobertas da neurociência não há aprendizagem sem afeto. A professora Sylvia Faria cita Paulo Freire para exemplificar a transformação que viveu na sua na prática pedagógica: "Me movo como educador porque primeiro me movo como gente!"

RESULTADOS

1.Desenvolve habilidade de controle emocional; 2. Cria oportunidades para que aluno e professor vivam seu mundo interno; 3. Desenvolve sua inteligência emocional que se expressam como habilidades sócio-afetivas; 4. Aumenta o foco da atenção e a concentração, melhorando o desempenho escolar; 5. Promove o auto-conhecimento; 6. Promove o relaxamento profundo em poucos minutos que aumentam a disposição. Esse ano o curso acontecerá em Abril dias 29, 30 e 1 de Maio/17. Faça sua pré-inscrição aqui.
Os vídeos acima trazem os depoimentos dos professores formados no curso de formação continuada em Meditação Laica Educacional®. Desfrute.
A Profe. Ana Antunes (anos iniciais) cujo depoimento você encontra acima, rolando o carrossel dos vídeos, relata "pude notar um trabalho bastante significativo em termos da compreensão da proposta e empenho na realização da tarefa que exigia bastante concentração dos alunos."

Na página MATERIAL DE APOIO, na trilha de áudios, ouça o depoimento dos alunos sobre o que tem sido meditar para eles.

"Depois de quase 180 professores formados que estão levando a Meditação Laica Educacional para as escolas públicas do Ensino Básico do Brasil eu posso afirmar: Estamos salvando vidas!"
Claudiah Rato

Meditar Educa. Explore este site e descubra isso!