MEDITAÇÃO E MEDITAÇÃO LAICA

Segundo Rato (2011), meditar, na forma laica, é uma habilidade humana que se atrofiou diante do ritmo alucinado de demandas e de informações a que estamos submetidos hoje, por isso, a melhor forma de desenvolvermos esta prática é a pedagógica, na escola e pelo próprio professor da turma. É preciso reeducar o cérebro à prática da meditação.

Fundamentada nas últimas descobertas da neurociência, a Meditação Laica Educacional® é uma tecnologia educacional criada por professora e psicóloga como uma estratégia pedagógica para suprir uma importante lacuna dos currículos escolares: uma educação emocional. Trata-se de uma protocolo de meditação laica e guiada que se vale de três grandes linhas de conhecimento para se estruturar em etapas evolutivas de uma guiança realizada por professor capacitado conduzindo sua turma a um relaxamento corporal, ao desenvolvimento do foco da atenção, ao auto-conhecimento e à regulação emocional.

Mas, qual a diferença entre técnica pedagógica e a simples prática da meditação?

A prática das várias formas de meditação até hoje é dirigida a si próprio. A prática pedagógica da meditação laica se inicia pela entrega compassiva e altruísta do praticante para se tornar um guia do seu grupo. O professor capacitado, mesmo que nunca tenha meditado antes irá tornar-se um guia de meditação laica para seus alunos dentro da sua aula e sem prejuízo ou interferência do conteúdo programático da sua disciplina. A prática das várias formas de meditação pode levá-lo a um relaxamento profundo e até a expansão da consciência mas para a absorção das experiências em meditação como autoconhecimento e desenvolvimento da inteligência emocional é necessário que ela seja laica e que haja etapas específicas elencadas pedagogicamente para tal fim.

Comprometida com o propósito de uma educação emocional a Meditação Laica Educacional® proporciona o relaxamento consciente de toda a anatomia muscular do corpo humano oferecendo ao aluno a oportunidade de atingir o estado de relaxamento profundo até alcançar o estado de consciência plena. A prática frequente em sala de aula conduzida pelo professor treinado garante o desenvolvimento da inteligência emocional.

Estruturada de forma orgânica, sua condução está desprovida de qualquer cunho filosófico ou religioso. A sequência pedagógica de suas etapas permite a evolução consciente da inteligência emocional. Em 12 minutos, a turma desenvolve o foco da atenção, a concentração, atinge um relaxamento profundo e fortalecemos o sistema nervoso central a ponto de logo nas primeiras práticas se perceberem menos reativos em todos os sentidos. Com a prática da Meditação Laica Educacional® como estratégia didático pedagógica estamos finalmente inovando e evoluindo no campo da Educação. O desenvolvimento dessas habilidades cognitivas desperta novos canais de percepção do mundo ampliando nossa visão e permitindo que as escolhas não sejam mais uma tortura ou um caminho com muitas voltas circulares como é o caso dos nossos estudantes quando alcançam o ensino médio e muitos adultos ao longo da vida.

O QUE É MEDITAÇÃO LAICA EDUCACIONAL®?

Meditação Laica Educacional® é uma técnica, devidamente patenteada, criada para funcionar como estratégia didático-pedagógica dirigida à Educação Emocional. Seus resultados desde as primeiras aplicações têm sido surpreendentes e revolucionários porque mesmo professores que nunca tiveram nenhuma prática meditativa são capazes de aplicar a técnica em 12 minutos de uma aula de qualquer disciplina ou nível escolar. Seu procedimento inclui a condução didática que permite que o professor a aplique em sala de aula com resultados que ultrapassam as expectativas. O curso de Formação Continuada em Meditação Laica Educacional® é realizado sob demanda ou uma vez por ano. Desenvolve a inteligência emocional. Seus benefícios são muitos e atravessam a complexidade psicológica que geram vários problemas emocionais em crianças e jovens na sua construção como cidadão, podendo evitá-los. Preenche uma lacuna na Educação já denunciada por filósofos como Edgar Morin e a Comissão Internacional para uma Educação do século XXI para a UNESCO.

Não é fácil adolescer!

"Nossos alunos vivem a efervescência da construção de sua personalidade durante a adolescência, ou seja, nos bancos escolares. Durante esse período, é psicologicamente natural e saudável que ele busque a aprovação como validação da personalidade que está desabrochando em um tentativa de diferenciar-se! Se somente o ambiente externo, visível e mensurável fosse suficiente para dar conta da construção das atitudes pessoais desse jovem, o sistema de aprovação e reprovação destas seria também suficiente para que a escola cumprisse seu papel na formação de um cidadão equilibrado e consequentemente uma sociedade pacífica e justa. No entanto, há algo interno àquele aluno que ele não abre mão por mais que seja reprovado pelo ambiente escolar. Ao contrário, ele se encaminha para o ambiente que o aprove, ou para outros mecanismos de fuga tais como, o amortecimento das drogas que o denunciarão refém de um conflito que ele não aprendeu a lidar." (Rato, 2011)

A ausência de um aprendizado desde a idade escolar que desenvolva essa habilidade é responsável pela maioria das crenças emocionais que muitas vezes geram transtornos psicológicos que podem evoluir para sintomas físicos e, nos casos mais imediatos, tais crenças emocionais geram a intolerância e a violência em diferentes níveis entre o bullying. A prática da Meditação Laica atua no aluno e no professor também. Estabelece uma nova plataforma afetiva para o convívio no ambiente da sala de aula e que vem melhorando o desempenho escolar. Segundo as últimas descobertas da neurociência não há aprendizagem sem afeto. A professora Sylvia Faria cita Paulo Freire para exemplificar a transformação que viveu na sua na prática pedagógica: "Me movo como educador porque primeiro me movo como gente!"

RESULTADOS

1.Desenvolve habilidade de controle emocional; 2. Cria oportunidades para que aluno e professor vivam seu mundo interno; 3. Desenvolve sua inteligência emocional que se expressam como habilidades sócio-afetivas; 4. Aumenta o foco da atenção e a concentração, melhorando o desempenho escolar; 5. Promove o auto-conhecimento; 6. Promove o relaxamento profundo em poucos minutos que aumentam a disposição.

COMO EU LEVO PARA MINHA ESCOLA?

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Os vídeos acima trazem os depoimentos dos professores formados no curso de formação continuada em Meditação Laica Educacional®. Desfrute.
A Profe. Ana Antunes (anos iniciais) cujo depoimento você encontra acima, rolando o carrossel dos vídeos, relata "pude notar um trabalho bastante significativo em termos da compreensão da proposta e empenho na realização da tarefa que exigia bastante concentração dos alunos."

Na página MATERIAL DE APOIO, na trilha de áudios, ouça o depoimento dos alunos sobre o que tem sido meditar para eles.

"Depois de mais de 300 professores formados que estão levando a Meditação Laica Educacional para as escolas públicas do Ensino Básico do Brasil eu posso afirmar: Estamos salvando vidas!"
Claudiah Rato

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