SAUDAÇÃO AO SOL

–         PRÁTICAS:

   Criada pelos antigos mestres para celebrar a natureza, a Surya Namaskar, ou Saudação ao Sol, é uma das mais populares sequências de movimentos do yoga.

     O conjunto de exercícios começa com uma inspiração. De maneira geral, sempre que o movimento do corpo for para o alto, o praticante vai inspirar e, quando o sentido da movimentação for para baixo, é necessário soltar o ar. Para realizar as 11 posturas da sequência, é necessário aprender apenas oito posições, pois assim como o movimento do próprio Sol, a saudação é um ciclo perfeito, que termina exatamente como começou: as três últimas posturas repetem as três primeiras.

 –         ORIGEM:

    Uma lenda hindu relata que, há cerca de 300 anos, um sábio que sofria de hanseníase orou a Surya, o deus Sol, para obter a cura. Ele foi inspirado a escrever oito versos em sânscrito para agradar ao deus, considerado fonte da vida e força que anima nosso corpo. Quando terminou o último, estava completamente sem sintomas da doença. Por causa desse fato, os hindus acreditam que, para obter saúde, deve-se reverenciar Surya, permanecendo em pé sob o Sol, com as mãos unidas em forma de oração e os olhos fechados. Essa é uma das muitas histórias que contam a origem da saudação ao Sol (tradução literal do sânscrito surya namaskar), uma das seqüências de movimentos mais belas da yoga.

    Ainda segundo a ótica hindu, saudar o astro significa honrar tanto o Sol interior quanto o exterior, a força criativa do Universo que os yogues acreditam irradiar dentro e fora do corpo. Diz-se ainda que: “o Sol fica tão agradecido que um de seus raios vem habitar o plexo solar do praticante, dando calor, saúde e alegria”.

    Podemos então, afirmar que estas doze posições levam a pessoa que as pratica, à um nível espiritual e de tranquilidade bem mais alto. É onde o relaxamento e a concentração são os únicos elementos encontrados ali, naquele momento.

– ESPALHADA NO MUNDO:

    “ Disseminada pelos mestres do yoga, a Surya Namskar (Saudação ao Sol) é a união entre o místico e a necessidade de viver bem. “  (Melissa Cerozzi )

        Artigo abaixo da revista : “Vida e Arte”, de Março de 2007, mostra como a prática da ‘Saudação do Sol’ veio se dissemunando mundo afora.

    “ Namastê! A palavra que em sânscrito significa “a minha essência saúda a sua essência”, traduz um dos ritos mais importantes da Índia, a Surya Namaskar (ou Saudação ao Sol). A exemplo da filosofia Yoga, a Surya Namaskar proporciona autoconhecimento para ‘acalmar’ a mente, desenvolver o poder de concentração e garantir a saúde física. Praticada há mais de 2.5 mil anos, os hinduístas acreditam que o Sol é muito mais que uma fonte de luz e calor. Ele é o coração físico e mental da Terra, de onde emana saúde para o corpo, a cura para o espírito e a bênção para vida. Reverenciá-lo com movimentos e repetição de mantras sagrados (orações) é buscar a elevação do espírito e estar em harmonia com sua luz Divina. “

    A Surya Namaskar é uma prática que combina exercícios com a respiração !!!

 – CONCLUSÃO:

    Posso, Vitor Thiré, concluir então que, a prática do movimento “Saudação ao Sol”, ou “Saudação do Sol” não se consiste apenas em uma ramificação da meditação com movimentos, onde o indivíduo executa 12 posições apenas e pronto, acabou. Não ! É muito mais que isso ! Existe toda uma ligação intensa com práticas passadas (hinduístas), onde para os indianos, reverenciar o maior astro do planeta Terra, significa : amor, felicidade, fraternidade, união, paz, serenidade e respeito.

     Esta prática não é difícil de se fazer. Basta um pequeno colchão(tapete), e muita vontade. É só confiar em seu próprio corpo e, obviamente, na mente. Deixe-se levar.

    Particularmente falando, nunca realizei este movimento na vida. Porém tenho a mais absoluta certeza de que depois desta pesquisa e desse melhor entendimento sobre a prática, com certeza o farei. Vamos saudar o sol! Medite ! Obrigado.

 – BIBLIOGRAFIA:

    Todas as fontes do trabalho acima apresentado, foram única e exclusivamente retiradas de sites da internet e de conhecimentos do aluno sobre o assunto.

 –         http://moschetta.tripod.com/saudaoao.htm ( pesquisado às 15:23 do dia 11/08/10)

–         http://www.triada.com.br/yoga/pratica/aq175-212-840-1-aprenda-a-fazer-a-saudacao-ao-sol.html (pesquisado às 15:36 do dia 11/08/10)

–         http://www.diarioweb.com.br/vida/materia.asp?codigo=123&nredc=27 (pesquisado às 15:44 do dia 11/08/10)